top of page

David contra Golias: porque você deveria assistir à palestra do Dr. David Bell

  • Foto do escritor: Mátria Associação Matria
    Mátria Associação Matria
  • 10 de jun.
  • 2 min de leitura

Questionar uma prática empurrada por uma indústria tão poderosa como a farmacêutica é, definitivamente, travar uma luta de David contra Golias. E a Sociedade Psicanalítica do Recife acaba de dar uma importante contribuição para essa luta ao organizar uma palestra - pelo que sei, pioneira no Brasil - do Dr. David Bell. O psiquiatra, que integra a Sociedade Britânica de Psicanálise, falará sobre intervenções em crianças e adolescentes à luz do “First, do not harm” (“Primeiro, não causar dano”). Bell trabalhou na Clínica Tavistock, o maior ambulatório de “identidade de gênero” do Reino Unido, por décadas. A conferência, que será em vídeo (portanto, pode ser assistida de qualquer lugar do Brasil e do mundo) acontecerá no dia 15 de agosto de 2025 às 14 horas e faz parte da XXVI Jornada da Sociedade Psicanalítica do Recife. Preços e mais informações na imagem ao final deste texto. A tradução ficará por conta de Paulo Roberto Ceccarelli, psicólogo, psicanalista e pesquisador da área das “transexualidades”.


Acompanho o trabalho do Dr. Bell faz tempo, na qualidade de porta-voz da campanha No Corpo Certo. Sim, eu, Eugênia Rodrigues, além de associada da Mátria, represento a campanha cujo site tem um grande número de artigos sobre transgenerismo; o endereço é www.nocorpocerto.net (em breve, esperamos retomar nosso domínio original, www.nocorpocerto.com). E, embora nossos perfis no Instagram tenham sido sucessivamente derrubados, nosso canal no Youtube continua à sua disposição. Eis o que escrevi sobre ele no artigo intitulado “A Resolução nº 1/2018 do Conselho Federal de Psicologia enquanto violação do direito à saúde dos pacientes”:


“Dias atrás, o psiquiatra e psicanalista Dr. David Bell, cuja luta já foi mencionada em nosso site (26), viralizou ao fazer um alerta na BBC sobre a possibilidade de a lei contra a ´terapia de conversão´ passar no Reino Unido (lei essa, repetimos, que abarca tanto o orientação sexual quanto “identidade de gênero”). O vídeo de Bell foi repercutido pela escritora JK Rowling em seu Twitter (27) e o fato foi noticiado pela revista Newsweek (28). O psiquiatra observou: ´Trinta e cinco por cento destas crianças estão no espectro autista. Um grande número desses menores são gays e lésbicas que estão sofrendo em relação à sua orientação sexual e precisam ser ajudados a se entenderem melhor´. Ou seja, a proibição de que se questione ´identidade de gênero´ fez com que rapazes gays e moças lésbicas sejam convertidos, respectivamente, em ´mulheres trans heterossexuais´  e ´homens trans heterossexuais´. Talvez essa seja a mais sofisticada terapia de conversão já criada”. 


Assim como a No Corpo Certo, a Mátria questiona as intervenções médicas baseadas na ideia de “trans”, em especial no caso de menores de idade. Temos nosso papel em vitórias como a Resolução nº 2.427, do Conselho Federal de Medicina, que proibiu intervenções físicas em crianças e adolescentes abaixo dos 18 anos e restringiu a cirurgia em jovens entre 18 e 21 anos, e lamentamos que o Ministério Público Federal esteja questionando essa norma junto ao Supremo. Assistir a profissionais que estão há décadas nesse campo e com uma visão crítica aumentará o seu conhecimento pessoal sobre o assunto e fortalecerá seu discurso quando você for questionada (o) sobre o tema.








MATRIA - Mulheres Associadas, Mães e trabalhadoras do Brasil

Sede: Rua Jerônimo Coelho, 78 - Sala 294 - Joinville/SC - Centro

CEP 89201-050​

E-mail:  matria@associacaomatria.com

  • Youtube
  • X
  • Instagram

Site criado pelas mulheres da MATRIA de forma autônoma e independente.

bottom of page